O exercício físico, bem orientado, proporciona excelentes resultados em todos os aspectos da saúde! O objetivo desse blog é facilitar o acesso à informação sobre os seus benefícios.

31 de julho de 2019

Conheça os benefícios de treinar no inverno para não se tornar um aventureiro fitness!


“TODO PRATICANTE DE EXERCÍCIO FÍSICO DEVERIA SABER QUE EXISTE MUITAS VANTAGENS EM SE TREINAR EM BAIXAS TEMPERATURAS. SE VOCÊ ENTENDE COMO FUNCIONA SEU ORGANISMO NO INVERNO, PODERÁ TIRAR MUITO PROVEITO DESSE CONHECIMENTO E OTIMIZAR SEUS RESULTADOS.”




      Chegou o inverno. Alguns gostam, a maioria nem tanto. Época boa para dormir, ficar embaixo das cobertas, comer sopas, caldos, chocolates quentes... ou seja, época de pouco movimento e aumento do consumo de alimentos calóricos. Humm, aí que mora o perigo! Essa é a fórmula perfeita para aumentar a gordura corporal que você conseguiu eliminar nas outras estações do ano. E lógico, você não quer isso, não é mesmo? Por esse motivo, resolvemos falar das estratégias e benefícios de se treinar no inverno. Esperamos ajudar vocês a vencerem a batalha contra os cobertores. Então vamos lá...

      Todo praticante de exercício físico deveria saber que existe muitas vantagens em se treinar em baixas temperaturas. Se você entende como funciona seu organismo no inverno, poderá tirar muito proveito desse conhecimento e otimizar seus resultados.

      No frio temos um aumento da fome e procuramos alimentos mais gordurosos. Isso ocorre porque em temperaturas baixas perdemos calor para o meio ambiente, e para manter nossa temperatura corporal central equilibrada, em aproximadamente 37°C, necessitamos aumentar nossa produção interna de calor e diminuir a perda. Logo, precisaremos de mais calorias para realizar os ajustes que o organismo precisará para equilibrar a temperatura corporal central, consequentemente ficaremos com mais fome. Outro motivo para comermos mais no inverno, é que o efeito térmico dos alimentos possui um papel importante no ganho de calor para o organismo. Portanto, ficar em casa embaixo das cobertas gastando poucas calorias, e ainda por cima aumentar o consumo, não é uma boa ideia para quem necessita perder peso, dessa forma, continuar com a rotina de exercícios e manter uma alimentação equilibrada no inverno é a melhor estrategia para emagrecimento, manutenção e perda de peso corporal.  



Como vimos, nosso organismo no frio “luta” para manter a temperatura corporal central em equilíbrio. Assim, temos um aumento do metabolismo, que pode ser fundamental para ajudar no processo de emagrecimento. Sim! Treinar em baixas temperaturas pode favorecer o emagrecimento, pois, além do gasto calórico promovido pelo exercício, temos o gasto calórico promovido pelo aumento do metabolismo.

Um dos principais ajustes que nosso organismo realiza no frio para manter a temperatura interna, e que pode aumentar o gasto calórico, é a constrição dos vasos sanguíneos periféricos. Essa ação reduz o fluxo de sangue quente para superfície corporal, principalmente mãos e pés, e redireciona esse sangue para regiões centrais mais quentes. Esse é um dos motivos de sentirmos mais frio nas extremidades do corpo no inverno. Temos outros ajustes que proporciona mais gasto calórico no frio, como: mudanças nas atividades musculares (calafrios) e hormonais. Todo esse cenário pode ser favorável ao emagrecimento, lógico, se você mantiver uma alimentação equilibrada e os exercícios físicos.

Seu rendimento durante os exercícios tende a ser melhor em baixas temperaturas, em relação as temperaturas mais altas. No calor, a frequência cardíaca sobe e há um consumo maior de energia, acelerando a fadiga, além de você está mais susceptível a desidratação. Seu organismo entra numa tentativa de interromper o esforço. Se o esforço seguir além da conta, pode haver queda de pressão, fraqueza, cãibras e até desmaio.  Obviamente, quando está frio, durante o exercício,  fica mais fácil para o organismo se livrar do calor produzido pelos músculos e manter a temperatura corporal controlada. Isso vai refletir em um melhor rendimento esportivo, melhora do condicionamento físico, melhora dos aspectos estéticos e de saúde. Ou seja, melhora no rendimento, melhora nos resultados. Porém, temperaturas muito baixas também podem ser prejudiciais para o rendimento esportivo, porque pode haver um maior gasto energético para manter o corpo aquecido.

No inverno as academias e parques estão com menos pessoas, você poderá tirar melhor proveito do seu treino, dos aparelhos e dos espaços, pois, não terá que revezar e nem esbarrar ou desviar de pessoas a todo momento. Para quem é focado e leva o treinamento físico a sério, usufrui muito desse período do ano, além do mais, ninguém gosta de treinar num ambiente superlotado.

E aqui vai a melhor dica: Para você ter resultados ótimos, tem que treinar o ano todo! A maioria dos praticantes de exercício físico ficam desmotivados no inverno, todo aquele planejamento para alcançar objetivos estéticos, de desempenho e saúde ficam para outras estações. Não se desmotive por causa do frio, afinal, “O corpo que você deseja exibir no verão, tem que ser construído no inverno”. Mude o seu estilo de vida! Não deixe para buscar seus resultados na última hora. Fazer o famoso “Projeto Verão” não lhe trará resultados ótimos, você nunca conseguirá atingir a sua melhor versão dessa forma. Pessoal, de uma vez por todas, você tem que treinar o ano todo!!! Deixem de ser um aventureiro fitness, não se iluda, já é mais do que comprovado que o indivíduo tem que fazer exercício sempre, nascemos para nos movimentar, se você ainda acredita que exercitar-se apenas uma parte do ano é suficiente, está mais do que na hora de rever os seus conceitos. Tudo é parte de um contexto, um todo. Não é um fragmento, uma fração que vai fazer você chegar na plenitude física tão almejada. Então, vamos manter o foco o ano todo!!!

Referência bibliográfica: 

MC ARDLE, W. D.; KATCH, F.I.; KATCH, V. L. Exercício e estresse térmico. In: Fisiologia do exercício: exercício, nutrição e desempenho humano. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p. 639-645


Nenhum comentário:

Postar um comentário